As notificações por Influenza tiveram aumento de 41% em Catanduva, esta semana, na comparado com o boletim epidemiológico anterior. Os dados atuais da Secretaria Municipal de Saúde apontam para 89 ocorrências. Há uma semana, eram 63.
São 21 diagnósticos positivos, sendo 10 pacientes de Catanduva e os demais da região. Somente na semana passada, oito casos foram confirmados da doença. Há pacientes internados, mas parte deles evoluiu para cura e já recebeu alta médica.
O sorotipo com maior incidência até o momento é o A H1N1, totalizando 10 casos, com registros em Catanduva (05), Itajobi (01), Monte Azul Paulista (01), Novo Horizonte (01), Pindorama (01), Tabapuã (01).
Em seguida, o vírus A/H3 sazonal fez nove vítimas: Catanduva (04), Borborema (01), Fernando Prestes (01), Itajobi (01), Santa Adélia (01). Além de dois casos de Influenza B, sendo um em Catanduva e outro em Campos do Jordão.
Não houve mortes provocadas pela Influenza na região. No total, 54 exames deram resultado negativo para a doença e 14 estão sendo investigados.
Vacina
A vacinação é a melhor maneira de se prevenir contra a doença. Atualmente, está em andamento a campanha de imunização. Mas a procura pela vacina ainda tem sido baixa. De acordo com levantamento da secretaria, a cobertura vacinal atingiu apenas 53% do grupo prioritário, frente à meta estabelecida que é de 90% de pessoas imunizadas. Até agora, foram aplicadas 19.484 doses da vacina.
O percentual de cobertura é menor entre crianças (28%) e gestantes (32%). A procura maior tem sido registrada entre trabalhadores da saúde (68%), idosos (59%) e mulheres no período pós-parto (48%). O grupo inclui professores e pessoas com comorbidades. As unidades de saúde com sala de vacina atendem das 7 às 17 horas.